NHOQUE DA FORTUNA - SIMPATIA PARA GANHAR DINHEIRO NO DIA 29

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém sugerir uma simpatia envolvendo nhoque no final de ano, certo? 

Pois saiba que a antiga tradição ganhou o nome de Nhoque da Fortuna, e a prática pode ser repetida todo dia 29 de cada mês do ano.

A simpatia do Nhoque da Fortuna, como seu próprio nome sugere, garante ao realizador prosperidade e fortuna àqueles que a seguem à risca. Para isso, será preciso cumprir todo o processo que envolve desde a receita do nhoque, até o modo de comê-lo


SIMPATIA DO NHOQUE DA FORTUNA

Muitos são os devotos da simpatia do Nhoque da Fortuna nos finais de ano. No entanto, nada impede que você a realize em outros meses, desde que no dia 29. Tradicionalmente, dezembro é o mês ideal para se obter os melhores resultados da simpatia, que deverá ser feita seguindo alguns passos fundamentais.

Conta a lenda que, para se ter sorte, é preciso comer um prato de nhoque no dia 29 sem esquecer de colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e mentalizar um pedido especial: "estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso". O mais importante é fazer o pedido enquanto saboreia os sete primeiros nhoques e que o dinheiro fique guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura desejada.



A lenda conta que num certo dia 29 São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto por um vilarejo da Itália. De casa em casa, pedia comida e ninguém o atendia. Apenas uma família, que tinha pouca comida em casa, ajudou o pobre homem. Deram sete massinhas de nhoque para o andarilho e desta forma todos conseguiram se alimentar. São Pantaleão comeu, agradeceu e desejou sorte à família, antes de partir. Quando foram recolher os pratos descobriam que havia moedas embaixo de cada prato.

História ou não, sempre vale a pena dar uma ajudinha pra a sorte, por isso a tradição italiana é tão comum aqui no Brasil. Separamos uma receita tradicional de nhoque e fácil de fazer pra você garantir uma mesa saborosa neste dia 29 e muita fartura no mês seguinte.

RECEITA DO NHOQUE DA FORTUNA

Agora que você já foi introduzido ao passo a passo da simpatia do Nhoque da Fortuna, é importante ter na despensa os ingredientes necessários para a receita tradicional do prato.
Veja como preparar a massa e o molho da maneira correta.

Ingredientes

PREPARO DA MASSA

Simples e rápida, sem desculpas para comprar pronta. Para a massa do Nhoque da Fortuna você irá precisar dos seguintes ingredientes:

1kg de batatas;
2 ovos;
2 colheres de sopa de margarina;
Farinha de trigo;
Sal;
1 pacote de queijo parmesão.

Reunidos os ingredientes, você deverá descascar as batatas e cozê-las. Com as batatas em ponto de purê, amasse-as, juntando os dois ovos, as colheres de sopa de margarina e o sal. 

Agora vá acrescentando a farinha de trigo até que a mistura atinja o ponto de você conseguir fazer bolinhas, sem que elas grudem nas mãos. Para facilitar o manuseio, besunte as mãos com óleo ou margarina.

Cuide para que a quantidade de farinha de trigo seja a ideal. O excesso do ingrediente poderá deixar o seu nhoque duro e pesado.

Assim que a sua massa estiver pronta, pegue um punhado dela e, sobre uma mesa (preferencialmente polvilhada com farinha), estique o pedaço, formando um rolinho com ele. Agora, com uma faca, corte os pedaços em formato de nhoque, achatando-os levemente com as pontas dos dedos.

O último passo é ferver uma panela de água e colocar os nhoques aos poucos dentro dela. Em poucos minutos, os pedacinhos começarão a subir, e é aqui que você deve escorrer a água quente, passa-los por água fria para parar o cozimento, escorrer novamente e reservar.

PREPARO DO MOLHO

Para o molho, serão necessários os seguintes ingredientes:

3 tomates frescos e maduros;
1 lata de tomate italiano sem pele;
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de manjericão;
½ colher de sopa de açúcar;
½ colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino.

Tudo nas mãos? Então comece abrindo a lata com os tomates, retirando a pele, se necessário, e batendo todos eles num liquidificador. Agora, separe uma tigela com água e gelo, o suficiente para cobrir os tomates frescos. Em uma panela, ferva água. Faça um corte em formato de X na base de cada tomate, colocando-os na água fervente durante alguns segundos.

Rapidamente, transfira-os para a tigela com gelo e água. Agora, pelo X que você cortou, puxe a pele dos tomates facilmente.

O próximo passo é retirar as sementes e cortar os tomates em cubinhos. Feito isso, reserve-os enquanto refoga o alho picado com azeite e manteiga – em fogo médio, ok? Adicione o manjericão fresco e logo em seguida adicione os cubinhos e os tomates batidos lá no começo.

Finalize temperando com açúcar, sal e pimenta do reino. Abaixe o fogo e deixe que o conteúdo cozinhe por cerca de 10 minutos. Mexa eventualmente para que nada grude no fundo da panela.

FINALIZAÇÃO

Para unir massa e molho, unte um refratário e intercale em camadas os nhoques, o molho e queijo ralado polvilhado. Use um toque final levando o prato ao forno, deixando em fogo médio para gratinar. Agora é só servir, respeitando o passo a passo da simpatia já ensinada lá em cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário