Nossa Senhora Desatadora de Nós

O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós surgiu em 1700 com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. 

A pintura, de 1,1 metro de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo na Alemanha. 

O Papa Francisco, devoto, levou para Buenos Aires (Argentina) cartões-postais da imagem (conhecidos no Brasil por santinhos) onde há uma réplica da pintura na Igreja de San José del Tala

O artista, ao criar este painel, inspirou-se em Ap 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”.

Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. 

Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha.

Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.


Oração Poderosa

“Santa Mãe, cheio da graça de Deus, ao longo de vossa vida nunca fostes cativa das tentações do maligno, pois aceitastes, sem jamais duvidar, a vontade do Senhor. 

Intercedestes sempre por nós com nossos problemas, como nas Bodas de Canaã, ensinando-nos como desamarrar o nó de nossas dificuldades. 

Jesus, na triste tarde de vossa morte, deixo-vos como nossa mãe, e como mãe, ordenais e facilitais nossa união com o Senhor. 

Santíssima Virgem, nossa mãe, que desatais os nós que dificultam nossa vida, pedimo-vos que recebais em vossas mãos maternais (diga o nome da pessoa com problema). 

Livrai-o(a) das ataduras e desvio com os quais o (a) tenta o maligno! Por vossa intercessão livrai-nós o´ Senhor de todo o mal!

Querida mãe, desatai os nós que nos separam de Deus para que, livres do pecado, nós o busquemos e o encontremos em nosso semelhante, bendizendo-o sempre como nosso Pai e único Senhor. Amém.”

(Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário